A Arte de Ajudar: Quando o Menos é Mais
Você já sentiu que, ao tentar ajudar alguém (ou ao buscar ajuda), o peso da situação pareceu aumentar em vez de diminuir? Bert Hellinger, em suas reflexões em Pensamentos a Caminho, nos traz uma verdade cortante: a ajuda só é real quando ela respeita o destino do outro e fortalece a sua alma.
O Equilíbrio entre Dar e Receber
Muitas vezes, o impulso de "salvar" alguém é, na verdade, uma forma de arrogância sistêmica. Quando tentamos carregar um fardo que não é nosso, enfraquecemos quem recebe a ajuda. A verdadeira ajuda, segundo a visão sistêmica, é aquela que se retira no momento certo, permitindo que a pessoa encontre sua própria força. É o que Hellinger chama de "ajuda que consola, mas não soluciona" vs. a "ajuda que fortalece".
A Base Segura: Ciência e Conexão
Para que alguém consiga receber ajuda e transformar sua vida, seu sistema nervoso precisa se sentir seguro. Como aprendemos com John Bowlby na Teoria do Apego, sem uma "base segura", qualquer tentativa de intervenção gera resistência ou dependência.
No processo de individuação, a ajuda terapêutica funciona como um regulador biológico. Através da sintonização com o terapeuta, o cliente regula seu nervo vago e acalma seus alertas de sobrevivência. É nesse estado de segurança que a ajuda sistêmica penetra e desata os nós do passado, permitindo que a pessoa caminhe com as próprias pernas.
Um Movimento em Direção à Vida
Ajudar não é tirar a dor, mas dar suporte para que a pessoa possa olhar para ela com clareza. É um movimento de humildade de ambas as partes.
Se você sente que está carregando pesos que não consegue mais suportar, ou se busca uma forma de ajudar o seu sistema a florescer, saiba que existe um lugar de equilíbrio. A jornada de autoconhecimento é, acima de tudo, aprender a aceitar a ajuda certa para se tornar o capitão da sua própria alma.
Cida Medeiros
Psicoterapeuta Integrativa e Sistêmica
Através dos meus atendimentos e como Facilitadora de Movimentos Sistêmicos, ofereço uma escuta que respeita a sua história e o seu tempo. Minhas Rodas de Cura e Jornadas de Autoconhecimento são desenhadas para serem essa base segura onde você pode, enfim, soltar o que não é seu e abraçar a sua força vital.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua mensagem, opinião e fique a vontade para participar desse Blog com seus comentários.