quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Boa Percepção


Hoje no nosso grupo de estudos de Constelações Familiares o tema trazido por nossa colega foi muito auspicioso, foi sobre a "Boa Percepção" e com exercícios que enriqueceram nossa compreensão.

Vou fazer uma resumo sobre isso...

A Boa Percepção é possível segundo a definição de Hellinger Science quando conseguimos olhar o todo de forma positiva.



Normalmente olhamos o detalhe e fixamos nossa atenção, ocorre que na maioria das vezes o "olhar" para o detalhe é carregado de critica e quase sempre uma critica destrutiva, que normalmente tira a força e leva a estagnação.

Observem se ao olhar para uma situação sua visão se prende ao detalhe, fixa, tem a tendência de criticar e procurar o defeito.

Quando nos auto-observamos podemos perceber a natureza de nossa observação e de que forma nos relacionamos com isso...se comunicamos ao outro e de que forma o fazemos...

Exercitar a ampliação do olhar...buscar sentir com o coração, os aspectos positivos do que estamos vivenciamos. Permitir com essa postura uma mudança geral no estado das coisas, colocando mais qualidade, mais reconhecimento e força. Essa percepção cria um movimento, libera a estagnação e sintoniza o fluxo.

Então, procure fazer esse exercício...

Amplie a percepção, observe o outro, sinta em seu coração algo de bom e comunique a verdade da boa percepção e veja o resultado.

Quando olhamos o todo, deixamos que nossa percepção se amplie, com esse entendimento e observação podemos  descondicionar a critica e equalizar melhor as vivências experimentadas.

Ser mais equânime.

Nesse sentido um bom exercício é buscar sentir com o coração algo que acrescente a esse olhar em direção ao outro uma frase de boa percepção, comunicando a fim de criar um movimento positivo no outro.

Isso é a Boa Percepção que Hellinger nos orienta.

Abertura no olhar, sintonia com o coração e comunicação, isso resulta numa Boa Percepção.

Enriquece os relacionamentos, aumenta a auto-estima, nutre, soma e amplia qualidades na convivência.

Observe o outro, pare, respire fundo, sinta o seu coração, busque recolhecer uma qualidade positiva e depois comunique e veja os resultados...ou simplesmente observe... Se você conseguir uma boa sintonia com a verdade da boa percepção que você realizou e reconheceu no outro, ao comunicar a frase terá um efeito positivo. Isto é, fará tão bem ao outro, que você impulsiona o movimento que o leva adiante e resulta em a avançar em direção ao um bem maior.

Vale a pena.

Todos ficaram bem e felizes, foi bem legal...

Cida Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua mensagem, opinião e fique a vontade para participar desse Blog com seus comentários.