sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O Silêncio

Mensagem recebida de Bert e Sophie a todos os Membership:

              
Saudações natalinas de Bert e Sophie Hellinger                   
Saudações natalinas
de Bert e Sophie Hellinger
O Natal é para muitos de nós sempre uma época de calma, de pausar, de comunhão e de silêncio. Bert Hellinger descreve exatamente este silêncio em um breve texto: 


O silêncio

Dentro silêncio tudo se aquieta, qualquer som e qualquer movimento. Aquilo que é profundo e último é silencioso. Desde que tudo que procura a entrada chega a um fim nele, os portais do silêncio permanecem abertos. Dentro dele tudo que queria mais, do que ser silencioso, afunda.

No silêncio toda pergunta cessa, também toda dor que grita. Até a vida e a morte. Nele estamos em um outro lugar. Todo último é silencioso, infinitamente silencioso – e assim também é a sua profundidade.

De onde vem a última compreensão? Ela também vem do silêncio.

Mas ela não se move. Qualquer movimento retira dela a sua profundidade. Como o silêncio, ela também está apenas presente.

Onde então ficam as palavras? Elas ficam de fora.

Tudo que se realiza se torna silencioso.

Nada lhe é acrescentado. Nele há tudo, presente e preenchido.

Qual é o efeito do silêncio na nossa vida? O silêncio cura. Ninguém e nada se manifesta nele. Ninguém e nada que tenha alguma falta. Eles colapsam neles mesmos.

O silêncio nos leva à observação, à observação pura sem nada oposto.
Como é que respondemos a tudo que quer algo do nós? Com silêncio, um silêncio recolhido. Diante dele, aquilo também se aquieta e fica silencioso.

O silêncio permanece.

Existe algo maior? Assim olhamos para nós mesmos, como também para os nossos pais e os nossos parceiros e para as crianças recém-nascidas, com admiração e com amor. Ao mesmo tempo olhamos para além deles para algo escondido, eternamente diferente, eternamente novo.

Assim desejamos um Feliz Natal e uma profunda felicidade para o novo ano.

Sophie e Bert Hellinger


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua mensagem, opinião e fique a vontade para participar desse Blog com seus comentários.