Descobrindo Seus Valores: O Farol da Sua Vida com a ACT
Olá, pessoal! Hoje quero falar sobre um tema que considero fundamental para a nossa jornada de autoconhecimento e bem-estar: valores.
Na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), valores são como o nosso farol. Eles nos guiam, dão sentido à nossa vida e nos ajudam a tomar decisões mais alinhadas com o que realmente importa para nós. Mas, afinal, o que a ACT considera como valores?
Em vez de focar no que queremos evitar ou nos livrar, a ACT nos convida a olhar para frente. Valores são como bússolas, não destinos finais. Eles são "direções escolhidas e construídas verbalmente" que nos motivam e dão propósito à vida.
Como Encontrar Seus Valores?
Para ajudar meus pacientes a se conectarem com seus valores, costumo usar algumas perguntas poderosas, que também podem te ajudar:
- "Em um mundo onde você pudesse escolher o que sua vida representaria, o que você escolheria?"
- "Se o que te incomoda hoje não fosse mais um problema, o que você faria?"
- "Como você gostaria de se comportar em seus relacionamentos, trabalho, lazer...?"
Lembre-se, não se trata do que os outros fazem ou deixam de fazer, mas de como você escolhe agir.
A Clareza que Transforma
Ter clareza sobre nossos valores é como ter um mapa bem definido. Facilita nossas escolhas, nos ajuda a priorizar nosso tempo e energia, e nos dá um senso maior de direção.
Cuidado com as Armadilhas da Mente
Nossa mente, às vezes, nos prega peças. Ela pode nos convencer de que "pensar" sobre nossos valores é o mesmo que "viver" de acordo com eles.
Um Convite à Ação Valiosa
Estar em contato com nossos valores é um processo contínuo. Requer autoconhecimento, coragem e disposição para sairmos da zona de conforto. Mas os resultados são transformadores: uma vida mais rica, significativa e com mais vitalidade.
Então, te convido a refletir: Quais são os seus valores? Que direção eles apontam para a sua vida? E que pequenos passos você pode dar hoje nessa direção?
Lembre-se, sua vida, suas escolhas, seus valores!
Cida Medeiros
Fonte:
Dahl, J. C., Plumb, J. C., Stewart, I., & Lundgren, T. (2009). The Art & Science of Valuing in Psychotherapy: Helping Clients Discover, Explore, and Commit to Valued Action Using Acceptance and Commitment Therapy. Oakland, CA: New Harbinger Publications.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua mensagem, opinião e fique a vontade para participar desse Blog com seus comentários.